• Início
  • Blog
  • Descubra a história do burel, o tradicional tecido português.

Descubra a história do burel, o tradicional tecido português.

O burel é um tecido de lã, tradicional da região da Serra da Estrela e do interior centro e norte de Portugal.

O burel é conhecido pela sua grande resistência à abrasão e pela sua impermeabilidade natural. É um tecido grosso, rude e áspero, um excelente regulador de temperatura, um isolante do frio e do calor.

O tecido burel é produzido a partir das lãs das ovelhas autóctones bordaleira Serra da Estrela, churra do campo e churra mondegueira, que são as principais raças autóctones da região.

As capas em burel são uma peça de vestuário fundamental dos pastores da Serra da Estrela devido à sua elevada proteção contra o frio, a chuva e a neve. A sua história remonta à idade média onde era utilizado como vestuário de luto, mas também como o tecido que vestia "os nus e enterrava os mortos".

O burel é hoje reconhecido além-fronteiras, utilizado não só em vestuário e acessórios como na marca Just Burel, onde é a sua aplicação passa pelo calçado, chapelaria mas também em peças de design e decoração.

O burel constitui um pilar histórico da cidade da Covilhã, cidade que se afirmou como um dos maiores centros de produção têxtil, nomeadamente de lanifícios de Portugal e da Europa, graças à abundância de água, de pastos para as ovelhas, da rota da lã e da transumância, e na confluência de caminhos que conduziam os rebanhos à Serra da Estrela.

Também a história da Just Burel nasce na Covilhã, na 3ª geração de uma família ligada ao comércio de lãs e matérias-primas para a indústria têxtil.

Envie-nos uma mensagem de WhatsApp